O projeto 10 minutos a ler foi implementado na Escola Básica Santa Clara em todas as turmas dos 2º e 3º ciclos.
Porque
«O contacto com o livro e a prática regular da leitura são
indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos
hábitos leitores e o aumento das competências de literacia.» (PNL)
Vamos implementar o projeto 10 minutos a ler.
«Desafio dirigido às escolas dos
2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para
que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer.»
(PNL)
Em que consiste?
O princípio é simples:
concretização de 10 minutos de leitura por dia para alunos e professores
(é importante darmos o exemplo). A leitura é individual; cada qual lê o livro
que escolheu previamente: que trouxe de casa, que requisitou na biblioteca e
que permanece na sala de aula (atribuída à turma).
Os 10 minutos de leitura funcionam
como um treino mental; pretende-se que se torne um hábito perene e
incontestável. Naquele momento lê-se apenas (a leitura por si só).
Objetivos
·
Estimular a criação de uma rotina de leitura;
·
Permitir a cada aluno a descoberta do prazer
da leitura;
·
Instituir um momento de pausa que favorece
também a concentração.
O que ler?
Privilegiar o livro (formato
papel): literatura ou monografia (ciências, artes, etc.), BD, livro numa
língua estrangeira.
Deve evitar-se o recurso ao manual escolar, pois é desejável que este momento
de leitura seja dedicado à leitura recreativa, por prazer, afastada da leitura
imposta pelo currículo.
Como operacionalizar?
·
Plano de Turma: é definido um horário com a
indicação da disciplina/área curricular e hora para a leitura (plano flexível).
·
Caixa com livros em cada sala/turma.
·
Dentro de cada caixa podemos incluir revistas e
livros de divulgação científica para situações pontuais (o aluno acaba o livro,
etc.).
·
Definir em que aula (OC ou Cid.) os alunos
devem requisitar e/ou devolver um livro
à biblioteca.
·
Distinguir as turmas envolvidas no projeto com
a atribuição uma mascote (colocada em cada sala ou na porta da sala) e de um
diploma de turma no final do ano.
Princípios que não
devem ser esquecidos:
●
Os 10 minutos devem ser respeitados enquanto
momento estritamente dedicado à leitura, sem interrupção para troca de livro ou
outras situações.
●
Os alunos devem perceber que, se acabarem o
livro, devem aguardar ou reler.
●
Os manuais escolares não devem ser utilizados
como substituto de um livro.
●
Para que
o momento de leitura se transforme num hábito/ritual é conveniente que se mantenham os horários
durante um período letivo / ano letivo.
●
Todos devem ler, sem exceção. Para isso, deverão
ser escolhidos livros em função dos gostos e do nível de dificuldade.